top of page

Pandemia

16 de abril de 2020

Para entender
e para entreter

Três endereços da web onde acompanhar a evolução da doença, se informar e também, encontrar boa leitura, espantar o tédio, fazer ginástica, estudar...

COVID-19-BRASIL.jpg
informação-em-quarentena.jpg
LOGO-UERJ-BIBLIO-QUARENTENA-.jpg

O COVID-19 BRASIL é uma rede de cientistas brasileiros de várias instituições que espontaneamente se reuniram para acompanhar a evolução da doença no Brasil a partir do monitoramento em tempo real dos dados fornecidos por fontes oficiais sobre a propagação do vírus no país.  A ideia é oferecer análises cientificamente embasadas e auxiliar gestores, autoridades e a população.

Nessa plataforma é possível ver análises comparadas da situação de contágio nos municípios, por Estado e Capital, do Brasil, por Estados e do Brasil no mundo. E também baixar o Meu Diário de Quarentena, que ajuda a monitorar sintomas de quem está doente. O aplicativo aconselha sobre os cuidados necessários ao longo da doença e alertas quando houve necessidade de internação. Para quem está saudável, mas em isolamento, sugere ações para afastar o tédio.

O Centro de Difusão do Conhecimento da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, está divulgando uma plataforma de iniciativas voltadas para atender as necessidades criadas pela pandemia da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (Febab). Chamado INFORMAÇÃO EM QUARENTENA, trata-se de um arquivo aberto e atualizado periodicamente, organizado por categorias, com links  para várias iniciativas. Por exemplo, a lista de fontes para dados oficiais sobre coronavírus, do Brasil e do mundo; links para base de dados abertos e de relatos de boas práticas em bibliotecas, e uma longa lista de categorias de entretenimento, que vai de livros, músicas e filmes a passeis virtuais e cursos online, incluindo opções para ajudar a equilibrar a saúde mental.

No Rio de Janeiro, a EdUERJ, a Editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, criou a BIBLIOTECA DA QUARENTENA, um catálogo de e-books gratuítos. Oferece opções em diversas áreas do conhecimento e vai ficar no ar enquanto durar a quarentena. O projeto é colocar à disposição dos leitores, aos poucos, 60 títulos especialmente selecionados para o período de isolamento. A primeira leva, Machado de Assis aparece em dois livros - O Alienista, em edição que inclui versão em audiodescrição; e no estudo em Múltiplo Machado: I Colóquio Casa Dirce, organizado por João Cezar de Castro Rocha. Os destaques da segunda lista são 

Crime do Padre Amaro, de Eça de Queiroz, clássico da língua portuguesa; e estudos sobre a poesia de Ana Cristina Cesar e uma coletânea de 15 artigos sobre comunicação em copas do Mundo.

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

logotranspmini.gif

27/03/2020

25/03/2020

25/03/2020

25/03/2020

09/03/2020

03/março/2020
02/março/2020
21/fevereiro/2020
7/fevereiro/2020
27/janeiro/2020
29/dezembro/2019
11/dezembro/2019
bottom of page