top of page

mídia

9 de março de 2020

FELIPE VITE

Uma estrela em favor da luta por direitos

Rita-site.gif

Rita von Hunty, uma das palestrantes do 6º Congresso na mesa A Humanidade Policromática assim como ela é: quando as águas se encontram, tornou-se a nossa estrela do canal no Youtube. Com quase 400 mil inscritos e mais de 14 milhões de visualizações em seu canal pessoal, Rita é personagem principal em vídeos que servem como uma espécie de "mini aula" no formato de vlogs muito bem produzidos, e trouxe um grande público ao canal do Congresso: os dois vídeos em que ela aparece têm, juntos, mais de 41,5 mil visualizações e – mais importante – mais de 500 inscrições. Um marco importante na luta por trazer informação de qualidade sobre as dificuldades do mundo do trabalho, um assunto mal coberto pela mídia hegemônica e que mais afasta do que atrai público.

Rita é o mais novo fenômeno do mundo virtual. Usando citações de obras que variam entre teatro, antropologia, literatura, política e sociologia, o canal Tempero Drag oferece debates sobre temas contemporâneos. Guilherme Terreri (ator, professor de inglês e sociólogo) é o criador do personagem que ele mesmo interpreta. No começo do canal, Rita ensinava receitas veganas

com muito bom humor e pitacos breves em assuntos mais pesados. A personagem de Rita também era diferente, conta Guilherme em entrevista a Revista Claudia. “No início, tinha ainda características comuns à sociedade brasileira. Ela era uma dona de casa de classe média, com visão conservadora, que tratava mal a funcionária”.

Indagando-se sobre como o público via a personagem e se as pessoas entenderiam a sátira, Guilherme decidiu fazer uma recaracterização e mudar o tom e passou a usar Rita von Hunty para falar de temas mais sérios da nossa sociedade. A mudança surtiu efeito e o público ficou extremamente cativado pela drag queen e seu grande embasamento para debates e verdadeiras aulas sobre sociologia e política. A audiência de seu canal explodiu e ela tornou-se pauta de praticamente todos os veículos de imprensa. No Congresso, ela participou das discussões a respeito de diversidade e  faz um alerta sobre o uso do Youtube como ferramenta de captação de votos e debates políticos e como essa ferramenta pode interferir ou ajudar no nosso cenário político. A palestra completa está em nosso canal do Youtube.

logotranspmini.gif

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

03/março/2020
02/março/2020
21/fevereiro/2020
7/fevereiro/2020
27/janeiro/2020
29/dezembro/2019
11/dezembro/2019
bottom of page