INSTITUTO
WALTER LESER
Saúde coletiva & cidadania
DOSSIÊ COVID NO TRABALHO
MARÇO 2021
PERÍODOS ANTERIORES
NOVEMBRO 2020
DEZEMBRO 2020
06 de novembro 2020 a
06 janeiro 2021
JANEIRO 2021
FEVEREIRO 2021
ABRIL 2021
MAIO 2021
Relatório de visitas e respostas
Período: 26 de junho a 31 de julho de 2021
CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR
O número de respostas em julho ficaram em média, em 18 por semana, um número muito baixo. A conexão entre as visitas ao site e respostas não ocorre mais, portanto, não estarão nesse relatório. Esta quase paralisia nas respostas indicam um esgotamento dos mailing utilizados até agora para a distribuição de questionários. O mês de julho marca também a ampliação do alcance da pesquisa, com a entrada de novos pesquisadores e também parceiros, aumentando bastante o número de categorias investigadas. Incluímos autônomos e informais e imigrantes, com questionários específicos. Estamos, assim, dividindo a coleta de dados em duas fases: a primeira onda de coleta ocorreu de novembro de 2020 a julho de 2021,
por meio dos questionários GERAL, BANCÁRIOS, RADIALISTAS E DOMÉSTICAS. Na segunda onda, que começa em agosto, teremos também questionários para AUTÔNOMOS E INFORMAIS e para IMIGRANTES (em quatro línguas), além de novas categorias que se utilizam do questionário geral.
Estamos consolidando os dados da primeira onda e definindo novas estratégias de distribuição para a segunda fase. A primeira delas é a busca de novos mailings, ou a distribuição de chamadas para públicos específicos, para serem distribuídas em mailings ainda não utilizados. Já foram produzidos 10 vídeos-chamadas (vejam abaixo, na galeria), com retorno interessante. Convidamos aos que ainda não gravaram suas chamadas, a fazerem isso nos próximos dias.
A outra estratégia será a produção de uma live transmitida pelo Youtube, para divulgação dos primeiros resultados, que poderá incluir também discussões de temas importantes, e chamada geral para a segunda onda de coleta. Contamos com os parceiros para a divulgação desse evento em seus canais de divulgação e comunicação com as bases.
Para as categorias já investigadas na primeira onda, porém com baixa adesão, sugerimos a redistribuição das chamadas e a adoção de uma estratégia diferente e mais prática, que gerou o grande pico de respostas - mais de 250 em um único dia, no final de fevereiro. Todas elas vieram de um evento presencial, que reuniu trabalhadores para um protesto, em que os organizadores incluíram a resposta aos questionários como um atividade do dia. Vocês podem fazer o mesmo em reuniões com a base, caso elas tenham voltado a acontecer, ou em qualquer evento que reúna trabalhadores.
Seguem abaixo as tabelas com o número de respostas em cada questionário. O destaque é o bom número de metroviários a partir de meados do mês, resultado de uma ação do Sindicato. E para as primeiras respostas de imigrantes.
NÚMERO DE RESPOSTAS
VÍDEOS E ANÚNCIOS
ANÚNCIO1: Máscaras inadequadas fornecidas pela empresa (12s)
ANÚNCIO2: Apresentação do projeto (30s)
ANÚNCIO3: Contaminação em transportes lotados (31s)
CHAMADA 1: Explicação e convite para os trabalhadores (2m40)
CHAMADA 2: Locais de maior risco de contaminação (2m)
CHAMADA 3: COVID-19 é doença ocupacional (1m07)
CHAMADA 4: Damares (assistentes sociais) (1m02)
CHAMADA 9: Wagner do Nascimento Rodrigues (SINTAC) (1m14)
CHAMADA 7: Juan Cusicanki: todos têm direito a vacina (1m10)
CHAMADA 8: Hortense Mbuyi, advogada e refugiada do Congo - Pandemia não acabou (1m15)
CHAMADA 10: Um convite importante para trabalhadores migrantes, com Louisa Acciari (1m12)
PLAYLIST NO YOUTUBE: Lançamento do projeto (4 vídeos com 20 minutos cada um em média)
PLAYLIST NO YOUTUBE: VACINAS (4 vídeos com 2 A 5 minutos)
NO YOUTUBE: Trechos da entrevista concedida por Maria Maeno para o Contee (1m48s)