top of page
LOGO_FUNDO.jpg

25 de agosto de 2025 

Saúde do Trabalhador

Com apoio de Padilha, proposta do Sinastt é aprovado na Conferência

   O Sistema Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Sinastt), proposta de política pública lançada pelo Manifesto IWL 2022, foi aprovada na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, realizada na semana passada em Brasília. A ideia de um sistema que envolva todas as instâncias públicas, sindicatos e movimentos sociais, capaz de sobreviver à troca de governos,  foi defendida por Maria Maeno e Diego de Oliveira Souza nos debates iniciais, depois de receber o apoio do ministro da Saúde, Alexandre Padilha na mesa de abertura.    

  Durante a realização da Conferência, a médica Maria Maeno e o grupo de pesquisadores do Instituto Walter Leser da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (IWL-FESPSP) participou de uma roda de conversa com a deputada federal Samia Bomfin,

5 conferência grupo iwl.png

do PSOL, para discutir a proposta.

   No final, a  deputada publicou um post anunciando que vai iniciar o processo de construção do Sinastt. "O adoecimento do trabalhador em função da atividade que ele exerce, em função do trabalho, é uma responsabilidade de toda a sociedade", afirma. E promete realizar uma audiência pública para ouvir especialistas, ministérios e entidades da sociedade civil  para construir o Sinastt.

   O Mural do Sinastt registra a articulação e a evolução da proposta nos últimos três anos, com destaque para o Piloto Sinastt Campinas, vitrine da proposta, que a partir de agora ganha visibilidade e força. E a playlist Sinastt na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da trabalhadora, registra as mesas de debates onde a proposta foi defendida e o post de Samia. 

SAIBA MAIS

5 conferência post funda.png
Pará 1.png

Ildeberto Muniz de Almeida ("Paraíba")

bottom of page