top of page
LOGO_FUNDO.jpg

Primeira temporada
tem 3 episódios

Uma realização do Instituto Walter Leser da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (IWL-FESPSP) e da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO, cada episódio da série Conte pra Gente, Conte com a Gente apresenta um caso real de adoecimento pelo trabalho, que é analisado e debatido por especialistas e dirigentes sindicais.

Conte pra Gente, Conte com a Gente

O nome da série foi criado pela Oboré para o Ministério da Saúde e é uma referência ao acolhimento do SUS e dos Cerests, e simboliza a busca pelo trabalho digno e que não adoeça. 

TEMPORADA 1 

Episódio 1:  Quanto custa a gestão por metas

Episódio 2: Sabe o que é limbo previdenciário?

Episódio 3: Jornada 24x7: como assim?

17 de novembro de 2025 

Saúde do Trabalhador

Primeiro episódio retoma a questão da
LER-DORT e enfatiza adoecimento mental

   Moisés trabalhava vendendo sapatos, mas por trás de uma rotina aparentemente simples havia um sistema de metas impossíveis, pressão constante e práticas abusivas que destruíram sua saúde física e mental. Entre dores intensas no braço, cobrança diária e a sensação de nunca ser bom o suficiente, ele acabou perdendo a vontade de viver.

   Neste episódio, a história de Moisés se junta à análise de pesquisadoras que explicam como ambientes de trabalho repetitivos, degradantes e baseados em metas inalcançáveis têm adoecido milhares de trabalhadores no Brasil. Falamos de LER, depressão, humilhação, cobrança excessiva, perda de identidade e a sensação de ser descartável em um mercado cada vez mais cruel. Mostramos o caminho para conseguir ajuda e cura, e ajudamos a enfrentar essa situação.

   Um retrato necessário sobre como a busca por produtividade extrema transforma vidas em números — e como isso está custando caro para a saúde dos trabalhadores.

O INSS mantinha 581 mil trabalhadores do comércio varejista afastados por adoecimento entre 2022 e 2024. O segundo maior número entre todas as categorias no período. As causas principais são o LER-Dort, doença mental e comportamental

glauco2.png
logo playlist.png

TEMPORADA 1 

CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR A PLAYLIST

mara3.png
Eliana4.jpg
Cleonice2.jpg

QUEM DISCUTE O CASO

CLEONICE CAETANO

Assistente social e Diretora do Sindicato dos Comerciários de São Paulo

MEDIAÇÃO

ELIANA PINTOR

Psicóloga e pesquisadora 

do Instituto Walter Leser e 
Instituto Semente

MARA TAKAHASHI

Socióloga e pesquisadora
do Instituto Walter Leser

bottom of page