

Conte pra Gente, Conte com a Gente
O nome da série foi criado pela Oboré para o Ministério da Saúde e é uma referência ao acolhimento do SUS e dos Cerests, e simboliza a busca pelo trabalho digno e que não adoeça.
Episódio 1: Quanto custa a gestão por metas
Episódio 2: Sabe o que é limbo previdenciário?
Episódio 3: Jornada 24x7: como assim?
3 de novembro de 2025
Saúde do Trabalhador
CONTE PRA GENTE,
CONTE COM A GENTE
Uma realização do Instituto Walter Leser da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (IWL-FESPSP) e da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO, cada episódio da série Conte pra Gente, Conte com a Gente apresenta um caso real de adoecimento pelo trabalho, que é analisado e debatido por especialistas e dirigentes sindicais.
Com uma abordagem jornalística, para ajudar a colocar o assunto em pauta, e didática, para apoiar as atividades de ensino, pesquisa e militância dos integrantes das instituições parceiras, cada episódio da série trata de um aspecto específico, a partir da história do trabalhador, que é protegido pelo anonimato.
Glauco Faria, jornalista com experiência em mídia impressa, digital, rádio e tv, com atuação focada no trabalhador e na trabalhadora, conduz o programa, formatado como um estudo de caso em que especialistas e dirigentes sindicais conversam sobre o caso em tela e no final, orientam sobre como e onde buscar ajuda. Os casos analisados vem principalmente dos atendimentos feitos na Casa do Trabalhador e da Trabalhadora da Fundacentro, que desenvolve ações em colaboração ao projeto nacional Caminhos do Trabalho.
A Casa do Trabalhador e da Trabalhadora atua em parceria com a Unifesp, PUC-São Paulo e Faculdade de Direito da USP. E também trabalha em rede com sindicatos e com a Renast.
Em cada temporada, serão apresentadas histórias de trabalhadores que enfrentaram rotinas de trabalho desumanas, em condições precárias, adoeceram e tiveram seus direitos violados — muitas vezes por grandes e poderosas corporações. Enfrentam obstáculos também nos órgãos protetores, como por exemplo, o INSS. No entanto, esses trabalhadores estão resistindo, buscando apoio e construindo caminhos para sair do labirinto burocrático em que foram colocados.
Nós ouvimos o seu problema e ajudamos a resolver
Uma série que discute casos de adoecimento inspirada em histórias reais de trabalhadores e de trabalhadoras


TEMPORADA 1
CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR A PLAYLIST


