top of page

Saúde do trabalhador

19 de novembro de 2022

SAIBA MAIS

REUNIÃO ABERTA DO MULTIVISAT

Esta playlist tem a gravação do encontro de Maria Maeno com o grupo de estudos do Projeto Multiplicadores de Vigilância Sanitária. A abertura, com a apresentação da proposta, está separada e há, além da versão completar da reunião, cortes com as participações mais relevantes.

MANIFESTO IWL 2022

Leia o manifesto, saiba quem já assinou e, se quiser, assine o Manifesto

MURAL DO SINASTT

Acompanhe os debates e as articulações em favor da criação do Sinastt

SOBRE O SINASTT

Proposta do Sinastt será discutida em dois debates do Abrascão

A proposta de criação de uma política nacional de saúde do trabalhador do Manifesto IWL 2022 será apresentada no esquenta, no Simbrastt, e no dia 24 no Congresso, em painel sobre a situação pós reformas e pandemia. 

simbrastt1.png

Mesa de abertura do Simbrastt, com representantes do Conselho Nacional da Saúde, entidades do movimento sanitarista, MPT, Fiocruz e entidades sindicais - NOVEMBRO 2022 - SALVADOR/BA

Luis Carlos Fadel de Vasconcellos, professor da Fiocruz e membro do Fórum Intersindical e Cebes, fala no painel de abertura do 2º Simpósio Brasileiro de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Simbrastt), sobre Saúde do trabalhador como direito humano. O evento acontece nos dias 19 e 20, imediatamente anteriores à 13ª edição do Congresso Nacional de Saúde Coletiva, um dos maiores eventos do setor, que reúne os principais pensadores e pesquisadores do tema.

  Fadel abre os trabalhos no sábado, dia 19, às 9 horas, e no dia seguinte, dia 20 às 10h35, junto com a médica Maria Maeno, coordenadora do GT de Saúde do Trabalhador do IWL-FESPSP, estará na mesa sobre Intersetorialidade, Saúde e Trabalho.  O objetivo desta mesa setorial temática é debater as diversas teses e propostas discutidas ao longo do ano de 2022 em defesa da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras em defesa do SUS. Participam, além de Maria e Fadel, Madalena Margarida da

Silva, da CUT, Luiz Claudio Meireles, agrônomo com especialização em saúde do trabalhador e ecologia humana e professor da Fiocruz; e Renê Mendes, representante da Frente Ampla de Saúde do Trabalhador.

  No período da tarde, às 14h45, a psicóloga Eliana Pintor, do Grupo de Vigilância Sanitária de Santo André e também membro do GT de Saúde do Trabalhador do IWL-FESPSP, estará na mesa que discute Saúde Mental e Trabalho com Analinne Maia, do Cerest de Maceió, Tânia Araújo (UEFS) e Maélison Silva Neves (UFMT).

  No Congresso, Maria participa, no dia 24 às 10h15, do painel Saúde do trabalhador e da trabalhadora no pós reformas e pandemia – Do que estamos falando? Do que precisamos? com um relato a respeito do processo e das discussões que resultaram na proposta de criação do Sinastt, um sistema intersetorial de saúde do trabalhador, inspirado no Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan).

O evento acontece até o dia 24 de novembro em Salvador, na Bahia, presencialmente no Centro de Convenções e com transmissões ao vivo pela TV DIESAT e  TV Abrasco

bottom of page