top of page
LOGO_FUNDO.jpg

Primeira temporada
tem 3 episódios

Uma realização do Instituto Walter Leser da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (IWL-FESPSP) e da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO, cada episódio da série Conte pra Gente, Conte com a Gente apresenta um caso real de adoecimento pelo trabalho, que é analisado e debatido por especialistas e dirigentes sindicais.

Conte pra Gente, Conte com a Gente

O nome da série foi criado pela Oboré para o Ministério da Saúde e é uma referência ao acolhimento do SUS e dos Cerests, e simboliza a busca pelo trabalho digno e que não adoeça. 

TEMPORADA 1 

Episódio 1:  Quanto custa a gestão por metas

Episódio 2: Sabe o que é limbo previdenciário?

Episódio 3: Jornada 24x7: como assim?

11 de dezembro de 2025 

Saúde do Trabalhador

No ponto cego das regras

  Juliana é assistente administrativa de um grande banco e passou anos convivendo com dores, lesões e a pressão diária por produtividade. Depois de sucessivos afastamentos por LER/DORT, ela pediu um novo benefício, mas ficou sem resposta do INSS. Sem benefício, sem salário e incapaz de trabalhar, entrou no chamado limbo previdenciário — um espaço de total desamparo que afeta milhares de trabalhadores.

  Neste episódio, usamos o caso de Juliana para revelar como falhas nos sistemas, atrasos em perícias, metas abusivas e a falta de reconhecimento das doenças ocupacionais têm adoecido e empurrado trabalhadores para a invisibilidade. Especialistas explicam o impacto físico, psicológico e social desse processo que transforma vidas em números e evidencia por que tantos trabalhadores estão ficando sem renda, sem apoio e sem saída.

 

STF debate a questão

   O Supremo Tribunal Federal (STF) vai definir quando começa a contar o tempo em que o segurado continua coberto pela Previdência Social se ele cair no chamado “limbo previdenciário”, período em que, após a alta do auxílio por incapacidade temporária, o empregador não autoriza seu retorno ao trabalho por considerar que ele continua incapacitado. 

  O tema está sendo tratado como parte do debate sobre a interpretação de uma regra da Lei de Benefícios da Previdência que estabelece o período de “graça previdenciária”, como base para a manutenção do benefício para segurados que caiam no limbo.                    O relator neste processo, o ministro Gilmar Mendes, considera que a regra têm repercussão geral do ponto de vista social, destacando que segundo dados públicos do INSS, cerca de 2,5 milhões de pessoas por ano usufruem do benefício por incapacidade temporária e em tese, estão expostos ao limbo. Mendes também faz uma estimativa da repercussão financeira, que seria de R$ 2,6 milhões por mês (em valores de julho de 2023) numa avaliação conservadora.

O segundo episódio da primeira temporada de Conte pra Gente, Conte com a Gente conta a história de uma bancária que caiu no limbo previdenciário, um ponto cego nas regras do INSS que coloca em risco cerca de 2,5 milhões de pessoas por ano

logo playlist.png

TEMPORADA 1 

CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR A PLAYLIST

QUEM DISCUTE O CASO

VALESKA PINCOVAI Diretora do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região desde 2014.

SARA QUENTAL advogada especialista em Previdência Social

MEDIAÇÃO

glauco2.png
valeska.png
sara_2.png
bottom of page