
Saúde e marcadores sociais da diferença
04 de novembro de 2025
GT Saúde e Marcadores da Diferença apresenta resultados de pesquisa no 14º Seminário da Fesp
O Grupo de Pesquisa em Saúde e Marcadores Sociais de Diferença do Instituto Walter Leser (IWL-FESPSP) participa do 14º Seminário de Pesquisa da Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), nos dias 5 a 7 de novembro, com quatro projetos: os resultados das duas pesquisas que inauguraram o GT de Saúde e Marcadores Sociais da Diferença, e os dois projetos aprovados este ano.
O grande destaque da programação é a presença de Luiza Erundina no dia 7, às 19 horas, quando recebe uma homenagem. Erundina é ex-aluna da FESPSP e participa também do 1º Encontro de Egressos da escola.
OS PROJETOS
No dia 5 (quarta-feira), Pamella Aparecida Cirillo apresenta os resultados do trabalho Humanizando a Dignidade Menstrual para Mulheres em Situação de Rua: Uma Análise Socioantropológica em São Paulo (SP) na programação do estará no GT 3: Ciências Sociais e saúde: diálogos interdisciplinares. Neste estudo, Pamela investigou até onde e como chegam os benefícios previstos na política pública que garante o acesso gratuito a
absorventes higiênicos para público vulnerável. No mesmo dia, Vanti Sahyoun Camargo apresenta o seu projeto, Narrativas sobre a formação do SUS: uma análise antropológica a partir dos profissionais de saúde que atuaram nas bases regionais, aprovado este ano.
No dia 6, Joseane Portalupi mostra o que descobriu com a pesquisa Mulheres Cisgênero e HIV: Uma Abordagem sobre Estigma e Afetos no mesmo GT. Joseane conversou com mulheres cisgênero moradoras da cidade de São Paulo sobre a realidade pós diagnóstico positivo para HIV. E Viviane Lazard Sobral explica o seu projeto, Assimetrias de Gênero na Saúde Sexual: O Lugar dos Meninos na Prevenção ao HPV, que aborda a questão da prevenção do HPV, uma doença sexualmente transmissível que tem um impacto importante na saúde das meninas, mas é inofensiva e assintomática entre os meninos.
Os trabalhos foram desenvolvidos no IWL-FESPSP sob orientação das professoras Renata Mourão e Stella Schrijnemaekers, que também criaram e coordenam o GT Ciências Sociais e saúde: diálogos interdisciplinares, em parceria com Natália Negretti.




Renata Mourão e Stella Schrijnemaekers orientam os projetos do IWL e coordenam o GT Ciências Sociais e saúde: diálogos interdisciplinares na FESPSP
Joseane Portalupi
Mulheres Cisgênero e HIV: Uma Análise Interseccional sobre Estigma e Afetos
Pamella Cirillo
Humanizando a Dignidade Menstrual para Mulheres em Situação de Rua


Viviane Lazard Sobral
Assimetrias de Gênero na Saúde Sexual: O Lugar dos Meninos na Prevenção ao HPV

Vanti Sahyoun Camargo
Narrativas sobre a formação do SUS: uma análise antropológica a partir dos profissionais de saúde que atuaram nas bases regionais

