
INSTITUTO
WALTER LESER
Saúde coletiva & cidadania
Saúde do Trabalhador
22 de abril de 2023
A Conferência Nacional de Saúde é realizada a cada quatro anos e é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS). A etapa nacional da 17ª CNS está programada para ocorrer de 2 a 5 de julho deste ano.
17ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
A cerimônia oficial de posse do médico Pedro Tourinho como presidente da FUNDACENTRO marca o início da reconstrução da instituição, esvaziada nos últimos seis anos pelos governos Temer e Bolsonaro. Especialista e bastante experiente em saúde pública, e também na política, Tourinho trabalha para reunir todos no processo. "Reconstruir é o mote neste momento. Estamos diante de um horizonte de muito trabalho, abrimos as portas para que o movimento sindical, social e o setor produtivo venham pautar a Fundacentro. Essa casa é do povo brasileiro e nossa tarefa é defender a saúde e segurança do trabalhador."
As discussões estarão centradas em audiências públicas, começando com a que acontece amanhã em Brasília para a realização da 17ª Conferência Nacional de Saúde; e que terá na mesa o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Feita a pedido da deputada Juliana Cardoso, .
É imprescindível o apoio dos sindicatos, centrais sindicais e universidades que também compartilham desse compromisso em prol da saúde e segurança da classe trabalhadora. Os espaços da Fundacentro em São Paulo e suas unidades espalhadas pelo país serão palcos de debates e discussões de processos de formação na área de SST”, enfatiza o presidente.
Frente à presidência, o médico e especialista em saúde coletiva, destaca que a tarefa dele como presidente da Fundacentro é recuperar o protagonismo da instituição. “É um privilégio ser nomeado para presidir uma instituição que exerce um papel muito importante na proteção da vida dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil”, salienta.
O novo presidente da Fundacentro, Pedro Tourinho, destacou que o êxito que essa gestão pode vir a ter depende da força de todos juntos.
Em prol do trabalho como direito humano
Posse do médico Pedro Tourinho como presidente da FUNDACENTRO marca o início de uma fase de reconstrução e avanços na proteção da vida dos trabalhadores e trabalhadoras no Brasil

Pedro Tourinho é formado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e se especializou em medicina preventiva e social na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atuou como dirigente na Associação Nacional dos Pós-Graduandos, na Associação Nacional dos Médicos Residentes e foi conselheiro do Conselho Nacional de Saúde.
Entre 2013 e 2020, exerceu mandato de vereador na cidade de Campinas, em São Paulo. Presidiu a Comissão de Política Social e Saúde da Câmara Municipal.