top of page

Saúde do Trabalhador

28 de fevereiro de 2024 

O desembargador Ricardo Nino Ballarini e a juíza Juliana Varela de Albuquerque Dalpra estarão presentes na Roda de Conversa LER-Dort ontem e hoje: o que aprendemos e o que fazer, que acontece amanhã na sede da Fundacentro, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo Youtube. Os dois representam o Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho e vão substituir o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Alberto Balazeiro, convidado previsto e que  não poderá participar. Ricardo Nino Ballarini estará na abertura e a juíza Juliana Varela de Albuquerque Dalpra, na roda de conversa. Os dois são gestores regionais do programa junto ao Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região. 

  A roda vai reunir militantes sociais, dirigentes sindicais, trabalhadores do SUS (Sistema Único de Saúde), da universidade, da Fundacentro, do Ministério Público do Trabalho e da Justiça do Trabalho que irão relembrar, reunir dúvidas e relatos de situações do mundo real do trabalho para discussão e formulação de propostas integradoras. Fora da mídia há algum tempo, os casos de LER/Dort,

Conversa com representantes do movimento nacional marca o dia 

Dia Internacional de Combate as LER-Dort vai relembrar o movimento nacional e apontar caminhos. Veja o programa:

SERVIÇO
 

Dia Internacional de Combate as LER/Dort: ontem e hoje.

O que aprendemos e o que fazer?
 

DATA: 29 de fevereiro de 2024
HORÁRIO: das 9h às 12h45
LOCAL: Fundacentro - Rua Capote Valente, 710 – Pinheiros – São Paulo/SP (Próximo às estações de metrô Clínicas, Sumaré e Oscar Freire).

NÃO É PRECISO SE INSCREVER

 

COM TRANSMISSÃO AO VIVO

 

VEJA A PROGRAMAÇÃO

ou seja, de lesões pelo esforço repetitivo e em intensidade muito acima da capacidade humana, continuam ocorrendo, uma vez que os fatores determinantes permanecem, em algumas categorias de forma ainda mais intensa. 

  O evento LER/Dort: ontem e hoje. O que aprendemos e o que fazer? é uma promoção do Instituto Walter Leser da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (IWL-FESPSP); do Núcleo Semente - Saúde Mental e Direitos Humanos Relacionados ao Trabalho- Instituto Sedes Sapientiae; da Fundação Jorge Duprat Figueiredo (Fundacentro) - Ministério do Trabalho e Emprego; e da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador/ Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador/ Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (DVST/Cerest Estadual/SES/SP).

Veja o programa completo:

LER-DORT 2024-3.png

9h - 9h30 - Abertura

Pedro Tourinho

Presidente da Fundação Jorge Duprat Figueiredo - Fundacentro - MTE

Mara Alice Conti Takahashi

Instituto Walter Leser da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Eliana Pintor

GVS VII/SES/SP e Núcleo Semente - Saúde Mental e Direitos Humanos Relacionados ao Trabalho, do Instituto Sedes Sapientiae.

Simone Santos

Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador/ Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador/ Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (DVST/Cerest Estadual/SES/SP) – RENAST/SP.

Cirlene Zimmermann

Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat – MPT).

Ricardo Nino Ballarini 

Desembargador e coordenador do Programa Trabalho Seguro no Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região 

Mauro Salles Machado

Secretário de Saúde da Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf - CUT).

9h30 às 10h35 - Nas décadas de 1980 a 2000, nós estávamos nas instituições públicas, movimentos e entidades de trabalhadores. Como atuávamos?

Maria Maeno – Pesquisadora da Fundacentro, membro do Instituto Walter Leser da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e do Núcleo Semente – Saúde Mental e Direitos Humanos Relacionados ao Trabalho, do Instituto Sedes Sapientiae.

Thais Barreira – pesquisadora da Fundacentro

Angela da Mata – membro da Comissão Intersindical de LER/Dort e do CEAPLER da Bahia

Homenagem à Cida LER/Dort – Josefina Aparecida Santos - Movimento Luto e Luta.

Mediação e comentários: Daniela Sanches Tavares - Tecnologista da Fundacentro - SP.

10h35 - 10h50 – Intervalo

10h50 às 12h45 - Somos do SUS do Estado de São Paulo, do Ministério da Saúde, do Ministério Público do Trabalho, da Justiça do Trabalho e do movimento sindical: o que aprendemos e como utilizamos esse aprendizado? Como podemos aprimorar nossa atuação?

Helio Neves - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Lapa - SMS/SP (CRST Lapa) (aposentado) e ex-coordenador de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

Pollyana Regina Pinto - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Campinas - SMS/ Campinas (Cerest Campinas).

Alessandro Nunes da Silva - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Piracicaba – SMS/ Piracicaba (Cerest Piracicaba).

Cirlene Zimmermann – Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat – MPT).

Mauro Salles Machado - Secretário de Saúde da Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf - CUT).

Luciene Aguiar - Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde 

Juliana Varela de Albuquerque Dalpra - gestora do programa Programa Trabalho Seguro do TRT da Segunda Região

Mediação e comentários - Simone Santos – DVST/Cerest Estadual/SES/SP.

REALIZAÇÃO

Fundação Jorge Duprat Figueiredo - Fundacentro - Ministério do Trabalho e Emprego

 

Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador/ Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador/ Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (DVST/Cerest Estadual/SES/SP)

 

Instituto Walter Leser da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

 

Núcleo Semente - Saúde Mental e Direitos Humanos Relacionados ao Trabalho -  Instituto Sedes Sapientiae

bottom of page