top of page

Saúde do trrabalhador

3 de março de 2025 

O Instituto Walter Leser da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (IWL-FESPSP) lamenta a morte da companheira Luiza Batista, coordenadora geral da Federação Nacional das Empregadas Domésticas (Fenatrad), no último sábado, dia 1 de março. A vida de luta de Luiza teve início precoce - em 1964, aos nove anos, foi levada para trabalhar na casa de uma senhora da elite de Recife, que atuava na “Aliança para o Progresso”, programa da ditadura militar em parceria com os Estados Unidos que visava “frear o socialismo” na América Latina. Deveria cuidar de uma criança pouco mais nova que ela, sem salário. Ganhava uma cesta básica, além da alimentação diária e algumas roupas. 

  Mais tarde, em busca de uma casa própria, se envolveu na luta por moradia e depois, no movimento sindical. Como sindicalista, a atuação se ampliou ao

NOTA DE PESAR

longo dos anos, tornando-se uma liderança de grande influência em toda a América Latina, e referência internacional para a sua categoria.

 Sua palestra na abertura da Conferência Livre Nacional de Saúde Mental e Trabalho, ocorrida em 28 de setembro de 2023, na Fundacentro,  impressionou a todos os participantes por sua visão abrangente sobre a categoria, demonstrando sabedoria e experiência.

LUIZA BATISTA p&b1.jpg

LUIZA BATISTA - 1954-2025

LEIA MAIS

Nota Agência Brasil (com mensagem do presidente Lula)

"É com pesar que recebi a notícia da partida da corajosa companheira Luiza Batista Pereira, presidenta do Conselho Nacional dos Trabalhadores Domésticos e coordenadora-geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas. Luiza foi uma importante e incansável lutadora pelos direitos das trabalhadoras domésticas, referência no Brasil e na América Latina. Minha solidariedade aos amigos e familiares"

bottom of page