top of page

Saúde do Trabalhador

Semestre tem homenagem a Davi Kapenawa e debate sobre os ganhos e dificuldades da clínica de atividades

10 de agosto de 2023 

  Os profissionais que atuam em saúde do trabalhador e nos movimentos sindical e social terão dois grandes encontros no próximo semestre, que debatem o cuidado do Homem, da Terra a das interações sociais a partir de perspectivas únicas.

  De 1 a 4 de novembro o pensamento explosivo e perturbador do xamã Davi Kapenawa Yanomami apresentado por seu amigo e etnólogo Bruce Albert em A Queda do Céu, inspira os 75 Grupos de Trabalho do 22º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), principal reunião e um dos maiores encontros da área no Brasil desde 1980. 

  Alguns dias antes, de 18 a 20 de outubro, o 5º Colóquio Internacional de Clínica da Atividade - práticas de intervenção, análise e transformação do trabalho reúne na USP, em São Paulo, integrantes da  equipe de 

Yanomami Davi Kopenawa.png
"Acho que vocês deveriam sonhar a Terra, pois ela tem coração. E respira"

Ouça abaixo uma versão reduzida de
"A queda do Céu" gravada em audiobook pelo coletivo BAIXO CENTRO, livro que inspira as discussões do 22º Encontro Nacional da ABRAPSO. O texto é um registro de 40 anos de diálogo entre um xamã (o yanomami Davi Kapenawa) e um etnólogo (o francês Bruce Albert), de grande repercussão em diferentes grupos sociais. Além de inspirar a pesquisa e o debate filosófico na Academia, A Queda do Céu deverá ser apresentado nos palcos - o pensamento de Davi foi a base do último trabalho de dramaturgia de José Celso Martinês Correa, morto há um mês. 

clínica da atividade do Conservatório Nacional de Artes Ofícios (CNAM), de Paris, com pesquisadores brasileiros da área para discutir e trocar informações sobre suas experiências. Estarão no Brasil, do Cnam, os professores Katia Kostulski, Antoine Bonnemain e Yvon Miossec; e Frédéric Saussez, da Université de Sherbrooke, Canadá. Do Brasil, participam Claudia Osório, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Elizabeth Antunes Lima, da Unihorizontes.

  O Colóquio foi realizado pela primeira vez em São João Del Rei em 2020, quando recebeu 300 pesquisadores e estudantes. Nos anos seguintes passou por Natal (RN), São Paulo (SP) e Bragança Paulista (SP). A quinta edição volta para São Paulo e recebe inscrições para manifestações culturais, comunicações orais ou pôsteres até o final deste mês (24 de agosto).

cardeventos2sem.png

FOTO: Nereu Jr /Focoincena /Divulgação

queda do céu3.jpg
bottom of page