

SAÚDE DO TRABALHADOR
28 de maio de 2025
O LDRT foi pensado para simplificar o acesso e potencializar o uso da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho, publicada pela Portaria GM/MS nº 1.999, de 27 de novembro de 2023. "Essa atualização representou um marco na saúde do trabalhador e, desde então, tem sido consultada com frequência por profissionais — incluindo nossa equipe do CEREST Botucatu — para embasar investigações de nexo, elaborar relatórios de assistência e de vigilância, subsidiar atividades educativas e de matriciamento, entre outros usos", diz o médico Hiago Wállacy Marques Silva, que desenvolveu a ferramenta depois de procurar e não encontrar nada no mercado.
"Gosto de brincar com TI e comecei a estudar", diz. Ele mostra como o aplicativo funciona e conta como foi construído no vídeo ao lado. "Consegui fazer uma primeira versão, que foi testada pelos meus colegas. Depois de alguns ajustes, conseguimos publicar", conta. Na primeira semana no ar, o aplicativo foi baixado por 1 mil usuários. "Não esperava tanto sucesso. Agora é minha obrigação encontrar uma maneira de estender a aplicação, para PC e IOS", afirma.
Com o aplicativo é possível ter acesso imediato e offline a toda a lista, podendo consultá-la a qualquer momento. A pesquisa está otimizada para que se encontre, em poucos segundos, qualquer doença ou agente/fator de risco, sem necessidade de rolar longos documentos. Para
Conheça o aplicativo criado por médico do Cerest Botucatu
O Aplicativo LDRT por enquanto está disponível apenas para o sistema Android, mas deve ter sua aplicação estendida
apoiar ações de ensino e formação, oferece estrutura didática que facilita apresentações em capacitações e matriciamentos, tornando o tema mais atraente, sobretudo para quem não atua em saúde do trabalhador.
O médico diz que a extensão poderia acontecer mais rápido se tivesse uma parceria. "Tem um custo anual para publicar o aplicativo para IOS, por exemplo. Uma parceria é muito bem vinda", diz.
Quem tiver interesse pode entrar em contato com o médico no Cerest (email:cerest@botucatu.sp.gov.br) ou diretamente com ele (email: hiagowms@gmail.com)

PARA BAIXAR LDRT (Google Play), clique na imagem
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO:
Hiago Wállacy Marques Silva
médico - CEREST Botucatu
REVISÃO E DIVULGAÇÃO:
equipe CEREST Botucatu
ENTREVISTA: Hiago Wállacy Marques Silva conta como desenvolveu a ferramenta