top of page

Saúde do Trabalhador

10 de março de 2023 

Nelson Rodrigues dos Santos

conta como o maior sistema

público de saúde

do mundo foi 

concebido,

instituído e

porque

resistiu aos

impactos da

pandemia

A história do SUS por um
de seus precursores

Uma roda de conversa marcada para o próximo dia 17 de março reúne companheiros de luta e militância pela saúde pública brasileira para falar sobre a história de mais de 34 anos do SUS. Gonzalo Vecina Neto, da Faculdade de Saúde Pública da USP, Marília Louvison, também da FSP-USP e vice-presidente da Abrasco, e Ubiratan de Paula Santos, médico do InCor e conselheiro da Fespsp, e Adriano Massuda, pesquisador na Fundação Getúlio Vargas; todos médicos sanitaristas, conversam sobre o livro “SUS e Estado de Bem-Estar Social: perspectivas pós-pandemia”, com o autor, Nelson Rodrigues dos Santos, um dos fundadores da reforma sanitária no País e do SUS.

  Nelsão, como é conhecido, acaba de publicar o livro e esta roda de conversa, que acontece a partir das 18h30 no auditório da Fundação Escola de Sociologia Política de São Paulo (Fespsp), no centro da cidade de São Paulo, marca o seu lançamento. O evento é uma realização da Editora Hucitec e do Instituto Walter Leser/FESPSP, em parceria com a revista eletrônica Outras Palavras/Outra Saúde.

  Nelsão pretendia, no início de 2020 e do confinamento pela pandemia, atender a um pedido que o amigo Gastão Wagner de Souza Campos, também sanitarista militante, lhe fez; de reunir em livro, as análises e a história contada de forma dispersa nos artigos e textos que publicou em quase meio século de militância, e que serviram ao aprendizado e como guia para mais de uma geração. “Optei iniciar pela proposição, implantação e funcionamento do SUS, referência maior da minha intensa e tensa vivência por mais de quatro décadas. Porém, dois mega impactos não previstos, o da COVID-19 e o do negacionismo no governo federal, levou-me a iniciar por

esses impactos”, explica.

  “Nelsão é um Mestre: professor de várias gerações de sanitaristas e de defensores do SUS. Neste livro, nos oferta uma brilhante e cuidadosa análise sintética desta história de mudanças, de conflitos, de avanços e de retrocessos”, escreve Gastão, que nos apresenta o livro nesta edição. Análise enriquecida com reflexões, prospecções e proposições do SUS sob o horizonte pandêmico, em que a assustadora morbimortalidade obrigou todo o planeta a rever seus sistemas de saúde sob todos os aspectos. “Essa inusitada situação revelou, a meu ver, degrau mais realista para análise e avaliação dos 34 anos do SUS: agora com suas práticas mais reconhecidas, e até mesmo com a sua significância civilizatória”, escreve o autor no prólogo.

  Com edição científica de José Ruben de Alcântara Bonfim, a obra tem, além da apresentação de Gastão Wagner, posfácios de Dráuzio Varella, médico e comunicador, e da advogada sanitarista Lenir dos Santos (leia aqui), orelha do professor Flavio Goulart e contracapa de Gonzalo Vecina Neto. “Nelson escarafuncha muito do que não foi feito ou o foi parcialmente. Discute a questão da regionalização e da hierarquização.  Nosso modelo de descentralização municipalista. E nos leva a conclusão dos caminhos a serem construídos – a partir da compreensão do momento que vivemos, de perceber a jogatina financeira dos detentores do poder dentro da sociedade – e assim temos que ir à luta, alimentados por um projeto de SUS que está aí e que precisa ser enfrentado pelos sonhadores de uma nova ordem social”, escreve.

  A roda de conversa terá transmissão ao vivo, feita em pool nos canais do Youtube da Fespsp, IWL e Outras Palavras. (acesse pelo QRCODE)

SERVIÇO

LANÇAMENTO
SUS e Estado de Bem-Estar Social: Perspectivas pós-pandemia
Coleção Saúde em Debate – número 337
Nelson Rodrigues dos Santos
colaboração de José Ruben de Alcântara Bonfim (edição científica)
Hucitec Editora - São Paulo, 2022

RODA DE CONVERSA
Nelson Rodrigues dos Santos
Ubiratan de Paula Santos

Marília Louvison

Gonzalo Vecina Neto 

Adriano Massuda
 

SEXTA-FEIRA, 17-03, 18h30
LOCAL: Auditório da Fespsp – Rua General Jardim, 522

 

COM TRANSMISSÃO AO VIVO

Acesse o QRCode

nelsão1.png
Capa escolhida.png
qrcode.png
Leia Mais:
A revista Eletrônica OUTRA SAÚDE publica o Capítulo 7, em que Nelson fala sobre vitórias e derrotas do SUS ao longo de seus 34 anos
bottom of page