top of page
LOGOANIMEFINE.gif

DOSSIÊ COVID NO TRABALHO

logo grande 300 pb.jpg

Adeus ao capitão

Paulo Roberto de Carvalho Junior
Capitão de longo curso, comandante
do navio João Cândido da Transpetro,
faleceu em 5 de dezembro de 2020 

Os trabalhadores enviaram sugestões ao sindicato, para elaboração de um protocolo mais eficiente de prevenção ao coronavírus nos portos:

  • Não permitir desembarque ou embarque de tripulantes pela van do píer;

  • Controle efetivo, com ciência do Cotur, de quem desce e entra nos navios;

  • Checar a necessidade dos inspetores de carga adentrarem o navio, visto o agravamento atual;

  • Receber informação da gerência sobre a situação dos navios que irão operar no terminal;

  • Controle da gerência sobre ações de combate ao covid-19 pelas contratadas dos serviço de transporte;

  • Limitar a passagem dos profissionais que acessam o navio somente pelo mar.

Paulo Roberto de Carvalho Junior faleceu aos 53 anos, contaminado a bordo do navio João Cândido, da Transpetro, juntamente com outros 11 tripulantes. A embarcação navegava há cinco dias, em direção à Cingapura, e atracou no Píer do Terminal Aquaviário Almirante Barroso (Tebar), de São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, por conta do surto, que atingiu metade da sua tripulação.
A sua morte também chamou a atenção para a situação das tripulações, bastante vulnerável à doença. Segundo o SindipetroLP, quando o capitão Carvalho morreu, havia registro de outros cinco com surtos da doença. Um deles foi obrigado a voltar para o Brasil quando já estava na Costa da África. 

Os diretores do Sindipetro-LP enviaram um ofício às gerências dos terminais do Litoral Paulista, indagando quais medidas foram tomadas para dar suporte aos trabalhadores infectados ou suspeitos e também em relação aos trabalhadores de operação, de manutenção, de inspetoria, motoristas, pilotos de lanchas, que acessam o Píer e também foram expostos.

capitão Paulo Roberto de Carvalho Junior

HOMENAGENS

Formado em 1987 na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) do CIAGA, no Rio de Janeiro (RJ), o capitão recebeu uma linda homenagem da sua tripulação e também dos marinheiros dos navios Rômulo Almeida e Dragão do Mar. Assista aos vídeos.

bottom of page