top of page

Ambiente

24 de agosto de 2022

A Amazônia nos últimos dez anos

O videojornalista Avener Prado vai expor parte das imagens que produziu na região amazônica atuando como repórter na região. O ensaio "A Amazônia Pós-Moderna" reúne 25 imagens da Amazônia real e o impacto das ondas de ocupação que ocorreram ali desde os anos de 1970. 

O ensaio faz parte de uma mostra que integra as comemorações do Bicentenário da Independência na Escola de Sociologia e Política,

a partir de  12 de setembro, no hall de entrada do campus. Além do ensaio Amazônia Pós Moderna, terá outros dois ensaios: uma compilação Inédita do registro das investigações dos assassinatos de Bruno e Dom no Vale do Javari, que Avener acompanhou como repórter; e o ensaio Chacina Pau D’arco, com a cobertura fotográfica da chacina ocorrida há 5 anos no Pará, promovida por policiais contra trabalhadores rurais.

avener-1920x1280.jpg

“A Amazônia do Brasil foi massivamente colonizada na década de 1970, durante a ditadura militar, milhares de pessoas migraram do Sul e do Nordeste rumo ao eldorado na selva inexplorada. Transformaram a geografia e hoje são os criadores de gerações sociais nascidas ali. Antes disso a região era um reduto de sonhos milionários destruídos, cidades inteiras cresceram com dinheiro de ricos estrangeiros e foram engolidas pela dinâmica selva, até então insuperável.Estrada de Ferro Madeira Mamoré e a cidade empresa Fordlândia são exemplos desse período que terminou em ruínas. O governo militar tinha como principal estratégia, construir rodovias e cortar o país em campanha para colonização. Com o lema: Integrar para não entregar. Os indígenas, estavam no

meio desses planos, rodovias cruzaram os territórios de diferentes etnias, no contato com o branco, foram dizimados por doenças e massacres. Hoje, os índios vivem em luta de resistência pela preservação de suas áreas já tão deterioradas.As cidades, mal planejadas desde o princípio absorvem todos os conflitos regionais e seguem desorganizada pelos fluxos da exploração: borracha, ouro, madeira, boi e soja. Grandes fazendeiros dominam a região, atualmente responsável por grande parte da produção das commodities brasileiras.Em busca da riqueza prometida dos anos 70, hoje os posseiros se mobilizam e avançam sob a floresta ainda preservada, com novas regras, ou ocupando áreas particulares conflitos sangrentos são travados entre os interessados.”

CARD Avener Prado.jpg

AVENER PRADO é fotógrafo e videojornalista. Nascido e criado em Porto Velho, Rondônia, no norte do Brasil, começou sua carreira aos 18 anos como fotodocumentarista viajando por cidades recém-criadas no interior da Amazônia brasileira. Prado foi contratado pelo principal jornal diário do Brasil, a Folha de S.Paulo, em 2012 como repórter de foto e vídeo. Depois de sete anos no jornal, ele saiu para seguir a carreira de freelancer. Hoje, seu trabalho é publicado regularmente em veículos internacionais como El País, BBC, Aljazeera; The Guardian e Le Monde, além dos portais de notícias brasileiros como Agência Pública, Repórter Brasil e UOL. Seu trabalho ganhou vários prêmios, incluindo Poy, Projeto Documentário do Ano: Crise do Clima, terceiro lugar, prêmio de grupo - 2019; Rei da Espanha, Jornalismo Digital: Série Mundo de Muros, Madrid, Espanha, primeiro lugar, prémio de grupo - 2018; Comitê Internacional da Cruz Vermelha de Cobertura Humanitária Internacional, prêmio do grupo - 2017; POY Latam, The Future Of Cities (série), Segundo Lugar, prêmio solo - 2017.

MOSTRA FOTOGRÁFICA

AVENER PRADO

SERVIÇO

Ensaio fotográfico 1 

AMAZÔNIA PÓS MODERNA 

Ensaio fotográfico 2 

BRUNO E DON

Ensaio Fotográfico 3

CHACINA PAU D'ARCO

Realização: Centro Cultural - Escola de Sociologia e Política de São Paulo

LOCAL: Hall da Sociologia e Política

Rua General Jardim, 522 - Vila Buarque

São Paulo - SP

A PARTIR DE 12 DE SETEMBRO

bottom of page