top of page

Pandemia

20 de maio de 2020

Quase 500 mil pessoas pediram seguro desemprego na segunda quinzena de abril

Somando os 200 mil que estão na fila, número pode chegar a quase 1 milhão no mês. Com atrasos e problemas na coleta de dados, podem ser ainda maiores em maio

FELIPE VITE

Com muitos lapsos estatísticos e delay nas informações apresentadas por estudos do governo, o mês de abril acumulou um número expressivo de pessoas que acionaram o seguro desemprego. Na primeira quinzena do mês, eram contabilizados 267.693 pedidos do seguro, enquanto na segunda metade do mês o número de pedidos saltou para 748.484, sem contar os quase 200 mil pedidos em fila de espera. Se compararmos  o mês de abril ao seu anterior, o crescimento no número de pedidos bateu os 39,4%. Se comparar com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 22,1% nos pedidos de seguro desemprego.
 De acordo com Anselmo Santos, do Cesit da UNICAMP, são cerca de 2 milhões de pessoas que saíram do mercado de trabalho nesse período de pandemia. "Esse número é reflexo deste cenário de pandemia. Pessoas perdem emprego e não saem para procurar outro. Ou não tem emprego disponível ou não pode sair de casa (quarentena).". Anselmo ainda diz que os dados atuais não refletem muito bem a real crise que estamos encarando. Há um delay entre a pessoa ser demitida no mercado formal, receber seus devidos pagamentos e dar baixa como desempregado. O número de desempregados e pedidos de seguro desemprego no mercado formal deve aumentar em maio. O setor informal também é muito afetado. Aqueles com um pequeno negócio, ainda sem CNPJ, ficam em situação de desalento em meio à quarentena. Serviços não essenciais ficam fechados e os negócios acumulam prejuízos. Só no primeiro trimestre de 2020, o setor apresentou queda de quase 10% no rendimento dos trabalhadores se compararmos ao primeiro trimestre de 2019. "A falta de políticas de apoio do governo aos trabalhadores ajuda a comprometer os índices de isolamento social. Muitas pessoas vão receber auxílio emergencial e alguma renda vinda de contas a receber pelo desemprego, terão que gastar tudo num intervalo de dois ou três meses. Em julho ou agosto devemos ter números comprovando a precarização do mercado de trabalho brasileiro", afirma Anselmo.

 Os setores de serviço e industrial também já sinalizavam queda antes mesmo da pandemia. O PMS indicou em março uma queda de 7,3% na receita nominal de serviço e queda de 6,9% no volume de serviços. De acordo com o IBGE, a produção industrial caiu 9,1% em março, comparada a fevereiro. A explicação do Instituto para a queda geral na indústria está totalmente atrelada à pandemia de covid-19. Esses números ainda não se mostraram refletidos na PNAD Contínua primeiro trimestre de 2020, a taxa de .

FOTO: Divulgação/Sindicato dos Bancários

Anselmo Santos.jpeg

Anselmo dos Santos: números não refletem a crise real

gustavo cavarzan1.jpg

Gustavo Cavarzan: 8 milhões de pessoas afetadas

luci3.jpg

Luci Praun: futuro tenebroso

caixacarapicuiba.jpg

EMERGÊNCIA:  fila na porta da Caixa em Carapicuíba (SP)

desocupação era de 12,2%, cerca de 1,2% maior que o trimestre anterior e 0,5% menor que o mesmo período do ano passado. Isso comprova o delay nas estatísticas relacionadas a desemprego. 

 Plataformas como a PNAD Contínua e o CAGED se mostram altamente desatualizados perante a situação. De acordo com Gustavo Cavarzan, economista do DIEESE, o CAGED está paralisado desde dezembro de 2019. Com a pandemia, as empresas se desorganizaram e não estão enviando os números para o governo. O CAGED seria a ferramenta que poderia mostrar a real situação do mercado formal, mas não há previsão para retomada na divulgação desses números. No caso da PNAD, Gustavo explica: "Ela na realidade nos dá a situação prévia (à pandemia). O cenário anterior já indicava um altíssimo nível de desemprego, de desalento, de subocupação e alta informalidade".

 Para o economista, os números mais palpáveis no momento são os de pessoas entrando com pedido de seguro desemprego e o número de pessoas afetadas pela Medida Provisória 936 (prevê redução de jornada de trabalho, desalário e suspensão de contratos). "São quase 8 milhões de pessoas afetadas,

que ganharam uma certa sobrevida em seus empregos (mercado formal). Esses números devem ser mostrados nas próximas PNADs, o efeito na economia e principalmente no mercado informal, que representa cerca de 40% do mercado brasileiro". Isso simboliza apenas um adiamento do governo com o desemprego. Sem um plano real de ação para uma retomada econômica, a projeção é que os números decolem ainda mais dentro de 4 meses. "Se não tivermos um plano real para retomada, essas empresas não terão condições de manter esses trabalhadores. O cenário já estava ruim antes da pandemia e deve piorar depois dela." - finaliza Gustavo. Sobre esse "apagão estatístico", a socióloga e professora Luci Praun afirma que essa falta de estatísticas trabalhistas, como a ausência do CAGED, é uma estratégia do governo, até porque as estatísticas relatariam números muito negativos. Ela ainda diz que a estratégia do governo em aprovar redução da jornada de trabalho e a redução salarial é uma maneira de "jogar nas costas do trabalhador o ônus de qualquer crise". O Brasil não tem plano de retomada, o suporte ao trabalhador é insuficiente e o prospecto para o futuro próximo é tenebroso.

logotranspmini.gif

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

MÍDIAS

27/março/2020

25/março/2020

25/março/2020

25/março/2020

25/março/2020

09/março/2020

03/março/2020
02/março/2020
21/fevereiro/2020
7/fevereiro/2020
27/janeiro/2020
29/dezembro/2019
11/dezembro/2019
bottom of page